INFLUÊNCIA DO EXCESSO DE PESO DOS PAIS EM RELAÇÃO AO SOBREPESO E OBESIDADE DOS FILHOS

Autores

  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Unidade de Endocrinologia Pediátrica – HC (UEP), Universidade do Contestado, Centro Universitario Campos Andrade.
  • Marilza Jesus Modesto Unidade de Endocrinologia Pediátrica – HC (UEP), Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente – UFPR.
  • Nadia Mohamad Amer Unidade de Endocrinologia Pediátrica – HC (UEP), Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente – UFPR.
  • Margaret Cristina Silva Boguszewski Professor Adjunto do Departamento de Pediatria- UFPR.
  • Luiz de Lacerda Filho Professor Adjunto do Departamento de Pediatria- UFPR.
  • Francisca Sonia Prati Unidade de Endocrinologia Pediátrica – HC (UEP), Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17601

Palavras-chave:

Índice de Massa Corporal, Relações Pais-Filho, Peso Corporal

Resumo

Objetivo: Investigar a influência do IMC dos pais sobre o IMC dos seus filhos. Métodos: Estudo descritivo transversal com amostragem intencional. Foram avaliados 410 adolescentes de ambos os gêneros (54,5% do sexo feminino) da rede de ensino público da cidade de Curitiba. O IMC dos pais foi calculado a partir dos dados de peso e estatura obtidos nos questionários por eles preenchidos. Adolescentes e pais foram classificados pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Os dados foram submetidos à análise de regressão logística com intervalo de confiança (IC) de 95%. Resultados: O risco relativo (RR) do adolescente com pai com sobrepeso/obesidade, de apresentar sobrepeso/obesidade, é de 1,97 vezes maior do que daquele com pai com peso normal; este valor sobe para 2,28 quando a mãe apresenta sobrepeso/obesidade e para 2,65 quando ambos os pais têm sobrepeso/obesidade. Conclusão: Este estudo mostrou que sobrepeso/obesidade de ambos os pais aumenta o RR de sobrepeso/obesidade das adolescentes femininas, enquanto que a obesidade materna é um fator de risco para o desenvolvimento de sobrepeso/obesidade tanto dos adolescentes masculinos como femininos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Unidade de Endocrinologia Pediátrica – HC (UEP), Universidade do Contestado, Centro Universitario Campos Andrade.

Unidade de Endocrinologia Pediátrica – HC (UEP), Universidade do Contestado, Centro Universitario Campos AndradeUn

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

MASCARENHAS, L. P. G.; MODESTO, M. J.; AMER, N. M.; BOGUSZEWSKI, M. C. S.; FILHO, L. de L.; PRATI, F. S. INFLUÊNCIA DO EXCESSO DE PESO DOS PAIS EM RELAÇÃO AO SOBREPESO E OBESIDADE DOS FILHOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.17601. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17601. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais