ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: O DESAFIO DA AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Rafaela Gomes dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Adriano Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Franck Nei Monteiro Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17384

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Física, Estágio Supervisionado.

Resumo

O presente estudo aborda o desafio da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, em especial, no campo da Educação Física Escolar. Destarte, busca compreender como tem sido desenvolvido o processo de avaliação nas aulas ministradas pelos estagiários de Educação Física, no período do Estágio Supervisionado I, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de corte transversal, com uma população de 44 estagiários. Os resultados apontados nesse estudo sugerem que ainda existem muitos professores em formação, que compreendem a avaliação de forma tradicional, valendo-se de métodos que não correspondem, necessariamente, aos seus conceitos avaliativos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Gomes dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-Jequié-2011). Pesquisadora do projeto de extensão e pesquisa do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas (NIEFAM) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer (NEPEEL) desenvolvidos na UESB. Atuou no Programa de Bolsas de Estudos no País- FAPESB/UESB, como bolsista de Iniciação Científica, no período de agosto 2010 a julho de 2011.

http://lattes.cnpq.br/0798235128677539

Adriano Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Pós-graduando no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia em Educação Física e Esportes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Licenciado em Educação Física pela UESB.  Voluntário do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esportes e Lazer (NEPEEL) desenvolvido na UESB.

http://lattes.cnpq.br/5571616637089653

Franck Nei Monteiro Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2000), e Pós-graduação lato-sensu em Metodologia do Ensino da Educação Física pela mesma universidade. Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e professor do ensino básico - Colegio Estadual Professor Magalhães Neto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação profissional em educação física, metodologia do ensino da educação física.

http://lattes.cnpq.br/6990200426520649

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

SANTOS, R. G. dos; SOUZA, A. L. de; BARBOSA, F. N. M. ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: O DESAFIO DA AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.17384. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17384. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais