ESTUDO DAS MOTIVAÇÕES À PRÁTICA DA GINÁSTICA RÍTMICA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA O RENDIMENTO DESPORTIVO

Autores

  • Patrícia Silveira Fontana Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcus Levi Lopes Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade Cenesista de Osório; Universidade Feevale; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Riviéres
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16873

Palavras-chave:

Ginástica Rítmica, Motivação, Autodeterminação

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar as dimensões motivacionais mais relevantes que colaboram para o rendimento desportivo em atletas de Ginástica Rítmica (GR). Para tanto, utilizou-se uma amostra de 66 atletas do sexo feminino de 13 a 14 anos. Como medida das dimensões motivacionais, utilizou-se o “Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e Esportivas” (IMPRAFE-54). Foram feitas análises descritivas e comparativas. Os resultados indicaram que, para as atletas se manterem motivadas, a prática regular da GR deve ser organizada de forma a proporcionar: Prazer, Sociabilidade, Saúde e Competitividade. Como conclusão sugere-se que os profissionais que atuam nesta área desenvolvam estas dimensões a fim de estimular e manter a motivação de suas atletas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Silveira Fontana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), especialização em ginásticaolímpica, rítmica e trampolim acrobático (2002-2003) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente, é técnica e coordenadora do departamento de ginástica rítmica do Grêmio Náutico União, professora de escolinha de ginástica rítmica no Colégio Maria Auxiliadora e Colégio Espírito Santo em Canoas. É árbitro Internacional de ginástica rítmica. Trabalha na Fundação do Esporte e Lazer do Estado do Riogrande do Sul como técnica em esporte e lazer. Tem experiência na área de Educação Física escolar e no ensino superior.

Marcus Levi Lopes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade Cenesista de Osório; Universidade Feevale; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professor de pós-graduação (FEEVALE, FACOS e URI) e membro de Grupo de Pesquisa no CNPq. É psicoterapeuta cognitivo-comportamental, tem experiência em Avaliação Psicológica, atualmente pesquisando sobre Motivação e Psicologia do Esporte.


Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Riviéres

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Psicologia pela Université de Montreal (Canadá – 2000). Atualmente é Professor Titular da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá). Tem experiência na área da Avaliação Psicológica, com ênfase em Psicometria.

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professor Associado da ESEF/UFRGS. Tem experiência na área da Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Treino Desportivo.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

FONTANA, P. S.; BARBOSA, M. L. L.; BALBINOTTI, M. A. A.; BALBINOTTI, C. A. A. ESTUDO DAS MOTIVAÇÕES À PRÁTICA DA GINÁSTICA RÍTMICA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA O RENDIMENTO DESPORTIVO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16873. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16873. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais