CORPO, BELEZA E CULTURA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Liege Monique Filgueiras da Silva UFRN
  • Karenine Oliveira Porpino UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16868

Palavras-chave:

Corpo, Beleza, Cultura

Resumo

Falar em corpo e beleza parece algo bastante familiar à Educação Física. Para tanto, consideraremos a relação entre os significados do corpo e da beleza identificados nas produções analisadas e os modelos de beleza na Educação Física. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, tendo a Análise de Conteúdo para tratamento dos dados. O corpus de análise foi composto por 8 dissertações da área de Educação Física, publicadas no Banco de Teses da Capes no período de 2004 a 2008, selecionados a partir da temática corpo e beleza. Diante do exposto, foi possível observar que a compreensão do corpo e da beleza na área, vem sendo ressignificada ao admitir outras concepções estéticas de belo, o que representa o avanço ocorrido na área no trato do conhecimento do corpo e da beleza.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liege Monique Filgueiras da Silva, UFRN

Possui graduação em Educação Física (2008), especialização em Ensino da Educação Física (2009), mestrado em Educação (2011) e atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR - UFRN). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Corpo, Beleza, Estética, Esporte e Educação Física.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Karenine Oliveira Porpino, UFRN

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), Especialização em Dança-Educação Física pela UNIFEC (1992), mestrado em Educação (1996) e doutorado em Educação pela UFRN (2001). Atualmente é professora associada do Departamento de Artes da UFRN, onde coordena o Curso de Licenciatura em Dança e o Grupo de pesquisa em Corpo, dança e processos de criação - CIRANDAR. Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Artes Cênicas, ambos na UFRN. Tem experiência no campo da dança como artista e professora, desenvolve projetos de pesquisa e extensão no campo das relações entre corpo, estética, dança e educação.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

DA SILVA, L. M. F.; PORPINO, K. O. CORPO, BELEZA E CULTURA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16868. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16868. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais