INSATISFAÇÃO CORPORAL E ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES DE JUIZ DE FORA, MG

Autores

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Valter Paulo Neves Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16812

Palavras-chave:

Imagem corporal, Insatisfação corporal, atividade física

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a influência do nível de atividade física (NAF) sobre a insatisfação corporal (IC) em adolescentes escolares de Juiz de Fora. Participaram da pesquisa 362 adolescentes de ambos os sexos com idades entre 10 e 19 anos. IC e NAF foram avaliados pelo Body Shape Questionnaire e International Physical Activity Questionnaire. Conduziu-se análise de Ancova no intuito de comparar a IC segundo NAF. Utilizou-se a regressão logística binária para averiguar associação do NAF com a IC. Os resultados da Ancova demonstraram haver diferença estatisticamente significativa somente no sexo feminino. O modelo de regressão logística evidenciou associação significativa do NAF com a IC exclusivamente para as meninas. Concluiu-se que o NAF exerceu influência sobre a IC somente para o sexo feminino. Além disso, meninas sedentárias demonstraram maiores riscos em apresentar IC do que jovens fisicamente ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UFJF). Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer (UFJF). Mestre em Educação Física (UFJF). Membro do Laboratório de Estudos do Corpo (UFJF). Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade Humana (CNPq).

Valter Paulo Neves Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Esecialista em "Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano pela Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF". Mestrando na área de "Aspectos Socioculturais do Movimento Humano" na Universidade Federal de Juiz de Fora, orientado pela Prof(a) Drª Maria Elisa Caputo Ferreira. Membro do grupo de Estudos Corpo e Diversidade e Pesquisador do Laboratório de Estudos do Corpo (Faculdade de Educação Física - UFJF).

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Membro do corpo editorial das revistas: HU Revista (JF-MG), Revista da Educação Física da UEM (Maringá-PR), Revista Mineira de Educação Física (UFV- Viçosa-MG), Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF, onde já concluiu a orientação de 10 Mestrados e 20 Iniciação Científica e Treinamento Profissional. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de satisfação ou insatisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

FORTES, L. de S.; MIRANDA, V. P. N.; FERREIRA, M. E. C. INSATISFAÇÃO CORPORAL E ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES DE JUIZ DE FORA, MG. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16812. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16812. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais