O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO

Autores

  • Heitor de Andrade Rodrigues Faculdades Integradas Claretinas/ Doutorando em Educação Física pela Unicamp.
  • Suraya Cristina Darido UNESP (Rio Claro)
  • Roberto Rodrigues Paes UNICAMP (Campinas)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16770

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Jogos Coletivos, Projetos Sociais

Resumo

No Brasil, em especial na última década, observa-se um crescimento significativo das iniciativas voltadas ao esporte educacional, principalmente no contexto dos projetos sociais. Nessa conjuntura, nos chama atenção a concepção de ensino de esporte a ser adotada nesses projetos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas contribuições da pedagogia do esporte para o ensino dos JDC em suas dimensões técnico-tática e sócio-educativa. Os resultados apontam que há, entre os autores ligados ao referencial técnico-tático, diversas convergências na forma como os conteúdos específicos do jogo coletivo devem ser ensinados. Já em relação ao referencial sócio-educativo as propostas apontam no sentido de que o ensino do esporte extrapole o ensino dos movimentos, técnicas e táticas que compõe o jogo e passe a tematizar de forma intencional o saber sobre o esporte e o como se relacionar no âmbito de sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor de Andrade Rodrigues, Faculdades Integradas Claretinas/ Doutorando em Educação Física pela Unicamp.

Professor Mestre das Faculdades Integradas Claretianas, doutorando em Educação Física pela UNICAMP

Suraya Cristina Darido, UNESP (Rio Claro)

Professora Livre Docente do Departamento de Educação Física da UNESP (Rio Claro).

Roberto Rodrigues Paes, UNICAMP (Campinas)

Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP (Campinas)

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

RODRIGUES, H. de A.; DARIDO, S. C.; PAES, R. R. O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16770. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16770. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais