REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Autores

  • Sandra Aparecida Zotovici UEM / Universidade Estadual de Maringá - Bosista CAPES
  • Janaína Benasse Melo Centro de Treinamento Esportivo A3 Sports
  • Márcia Zendron de Campos Docente da Univesidade Paulista / UNIP e Coordenadora do Curso de Educação Física Campus Anchieta.
  • Larissa Michelle Lara Docente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16593

Palavras-chave:

Educador, Educação Física Escolar, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente estudo traz reflexões sobre o estágio supervisionado em duas escolas públicas da cidade de São Paulo no intuito de oferecer subsídios à práxis educacional que possa alicerçar ações pedagógicas junto à educação física. As incursões teóricas realizadas pelo tema e as experiências em campo possibilitaram entender como se dá o estágio supervisionado, em seu fazer/acontecer, identificando os modos como ele se processa. Entende-se que a realidade social, o conhecimento adquirido, o contexto da escola e o interesse discente e institucional são elementos essenciais a se considerar na prática do estágio supervisionado para a otimização dessa experiência como campo de formação do aluno no âmbito da educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Zotovici, UEM / Universidade Estadual de Maringá - Bosista CAPES

Doutoranda do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Bolsista CAPES, área de concentração "Práticas sociais em Educação Física", linha de pesquisa "Práticas, políticas e produção de conhecimento em Educação Física"; Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade; Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001); Especialista em Educação Física Escolar (1996) pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA) e Graduada em Educação Física (Licenciatura Plena - 1991).

Janaína Benasse Melo, Centro de Treinamento Esportivo A3 Sports

Licenciada em Educação Física pela Universidade Paulista - UNIP. Professora e assistente técnica do Centro de Treinamento Esportivo A3 Sport-Foz do Iguaçu.

Márcia Zendron de Campos, Docente da Univesidade Paulista / UNIP e Coordenadora do Curso de Educação Física Campus Anchieta.

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Especialização em Educação Física Escolar (1995) e Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990). Atualmente é professora titular, coordenadora e supervisora de estágio e coordenadorada do curso de Educação Física da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação básica, prática reflexiva, estágio supervisionado, profissionalização docente e formação profissional

Larissa Michelle Lara, Docente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1997) e graduação em Educação Física pela UEM (1995). Coordenou o Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, por Maringá, no período de 2009 a 2011, e atuou como coordenadora adjunto do Colegiado do Curso de Educação Física no período de 2006 a 2008. Atualmente é professora Adjunto-tide do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq que integra o Laboratório de Pesquisas e Estudos em Cultura (LAPEC), membro do Grupo de Estudos em Filosofia, Modernidade e Educação - GEFIME/UNICAMP e pesquisadora da Rede Cedes/ME. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de práticas corporais a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: o corpo (dimensão filosófico-antropológica), a cultura popular (danças, atores sociais, caracterização), as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas), as políticas públicas de esporte e lazer, e a educação física (dimensão educacional).

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

ZOTOVICI, S. A.; MELO, J. B.; DE CAMPOS, M. Z.; LARA, L. M. REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16593. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16593. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios