CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

  • Flavia Dayana Noronha
  • Rubia-Mar Nunes Pinto

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa na qual procuramos dialogar com o conhecimento da capoeira no sentido de propor estratégias de intervenção para o seu trato nas aulas de Educação Física nos primeiros anos de escolarização. Procuramos trabalhar, de maneira articulada, os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, os quais foram sistematizados na forma de seqüenciador de aulas a partir de sete temáticas norteadoras: luta, localização geográfica, música, corpo, forma de organização social, fundamentos e capoeira e luta. Ao final, compreendemos algumas questões importantes no que se refere à metodologia empregada e ao entendimento do processo de desenvolvimento da criança. PALAVRAS-CHAVE: educação – educação física – capoeira – proposta pedagógica –trato com o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-11-2006
Como Citar
Noronha, F. D., & Nunes Pinto, R.-M. (2006). CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. Pensar a Prática, 7(2), 123-138. https://doi.org/10.5216/rpp.v7i2.16059
Seção
Artigos Originais