AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE SÓCIOEDUCADORES: O ESPORTE COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil
  • Heliana Castro Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil
  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15410

Palavras-chave:

Esporte, Educação Física, Vulnerabilidade

Resumo

O esporte educacional pode ser utilizado enquanto estratégia de enfrentamento da vulnerabilidade social, desde que os professores sejam capacitados adequadamente. Este trabalho analisou um programa de capacitação para professores de Educação Física da rede municipal de Uberaba - MG. Dentre os participantes, 85% assistiram a todas as oficinas, 68,29% tiveram uma média alteração nos conceitos trabalhados, a maioria teve de 3 a 5 respostas com alterações positivas, e o conceito que teve mais alteração foi o de causas da vulnerabilidade. Ficou demonstrado que a formação continuada é uma das melhores possibilidades para a formação docente e, respectivamente da qualidade do ensino, isso devido à exigência de um trabalho mais contextualizado, participativo e interativo do professor.

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Biografia do Autor

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, das disciplinas Estudos Socológicos do Esporte e do Lazer, Esporte: conceitos e estruturas, Natação e Prática Pedagógica da Natação. Foi professora substituta da Universidade Federal de Juiz de Fora por 4 anos e técnica da equipe de natação do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora, por 2 anos. Formou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFJF, especialista em Atividades Aquáticas pela UGF e Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Aspectos Sócio Políticos do Esporte e em Atividades Aquáticas.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S090155

Heliana Castro Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Professora-assistente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência (NEPVIAS). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2000). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Aperfeiçoamento em Arte-Terapia pelo instituto Sedes Sapientae e pelo método de terapia corporal Self-Healing (auto-cura e consciência corporal) pela School for Self-Healing. Possui experiência na área de Educação e na área Social (ações territoriais), com ênfase em Arte, Cultura, Arte-Educação e Diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não-formal, educação inclusiva, violência contra a criança, crianças em situação de vulnerabilidade social e pessoal; faz-de-conta, contação de histórias e desenvolvimento humano.

http://lattes.ufscar.br/servlet/jpkFltGeral.cFltVisualizador?pTipoIdentif=1&pTipoRelat=1&pNroIdPessoa=5&pCodOrigemCur=0

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB (2007). Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro no curso de graduação em Terapia Ocupacional e no curso de pós graduação stricto sensu em Atenção a Saúde . Coordenadora do Núcleo de EStudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência. Atua principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, infância, adolescencia e juventude , vulnerabilidade social , determinantes sociais de saúde, violência e pesquisa qualitativa em saúde.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S848013

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Publicado

2012-12-26

Como Citar

CHAVES, A. D.; ALVES, H. C.; GONTIJO, D. T. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE SÓCIOEDUCADORES: O ESPORTE COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i4.15410. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15410. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais