INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MARINGÁ: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Juliana Pizani Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15281

Palavras-chave:

Educação Física, Educação, Conhecimento, Currículo.

Resumo

A pesquisa objetivou investigar o trato dos conhecimentos na educação física escolar, buscando compreender se a realidade das aulas tem atendido as premissas da área, por meio de um estudo de caso numa escola pública da cidade de Maringá. Como técnica de coleta, utilizamos a observação das aulas e entrevista realizada. Os resultados indicam que a educação física ainda não se apresenta legítima no contexto escolar, mesmo que na lei tenha conseguido o status de componente curricular, uma vez que os conhecimentos abordados nas aulas não refletem satisfatoriamente as necessidades de mudanças paradigmáticas da área. Conclui-se que ainda há muito por ser feito e aplicado na área escolar em relação à educação física, sendo o professor o maior responsável por essa ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pizani, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

Possui mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL (2011). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atualmente é professora do Departamento de Educação Física da UEM. É membro do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola – DEF/UEM/CNPq.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7149328880610490.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

Possui doutorado em Educação Física (Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor Associado nível 3 do Departamento de Educação Física da UEM e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Educação Física e Esportes – GEPPEFE.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5845836567219056

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Adjunto-tide C do Departamento de Educação Física da UEM e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. É líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq, líder do Grupo Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica Geral FEF/UNICAMP/CNPq.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8875226890794702.

 

Downloads

Publicado

14-12-2012

Como Citar

Pizani, J., Oliveira, A. A. B. de, & Barbosa-Rinaldi, I. P. (2012). INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MARINGÁ: UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, 15(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15281

Edição

Seção

Artigos Originais