DIDÁTICA COMUNICATIVA E INTERAÇÃO SOCIAL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Elenor Kunz Professor do programa de pós-graduação CDS-UFSC
  • Juliano Daniel Boscatto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15105

Palavras-chave:

Educação Física. Didática. Emancipação.

Resumo

Na compreensão da Educação Física como uma prática pedagógica, esse ensaio objetiva apresentar elementos teórico-pedagógicos para a Educação Física Escolar a partir de estudos que possam fundamentar uma didática comunicativa. Fundamenta-se metodologicamente nos pilares de uma pesquisa teórica centrada a estudos que tratam da emancipação humana. Apresenta-se a Interação Social, fundamentada em proposições teóricas com princípios centrados em uma pedagogia da comunicação e o diálogo intersubjetivo no decorrer das ações pedagógicas é imprescindível. Por meio da

comunicação intersubjetiva, nos processos de ensinar e aprender pode-se desencadear competências sociais, como o respeito, a solidariedade, a lealdade, a cooperação, imprescindíveis para a sociedade contemporâ

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Biografia do Autor

Elenor Kunz, Professor do programa de pós-graduação CDS-UFSC

Doutorado em Instituto de Ciências do Esporte pelo Universitat Hannover, Alemanha(1987)professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil.

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Publicado

13-12-2012

Como Citar

Kunz, E., & Boscatto, J. D. (2012). DIDÁTICA COMUNICATIVA E INTERAÇÃO SOCIAL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, 15(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15105

Edição

Seção

Ensaios