CULTURA OU CULTURAS? CONCEPÇÕES DE CULTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DE CUCHE

Autores

  • Luciana Maria Fernandes Silva Unesp Rio Claro
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Unesp Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.14829

Palavras-chave:

Educação Física escolar. Cultura corporal. Epistemologia.

Resumo

Objetivando analisar e relacionar algumas obras da área da Educação Física, de acordo com as acepções de cultura especificadas por Cuche (2002), este trabalho pretendeu assinalar sob quais perspectivas estes referenciais estão ensejados e quais são as concepções de cultura corporal presentes em cada um. Embora muitas vezes as definições não sejam evidenciadas claramente, foi possível constatar tendências de aproximação a uma ou outra concepção de cultura, sendo ora compreendida na sua forma particularista, ora na sua forma universalista. Além disso, notou-se que estas definições não se opõem, mas se complementam, possibilitando à Educação Física compreender que ambos os sentidos contribuem para a ampliação do conhecimento sobre a cultura corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria Fernandes Silva, Unesp Rio Claro

Graduada em Educação Física pela UFES, Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFC, mestranda pelo programa interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias e integrante do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp Rio Claro

Graduado em Educação Física pela UNESP – Rio Claro, mestrando pelo programa interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias e integrante do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Suraya Cristina Darido, Unesp Rio Claro

Professora livre-docente do Departamento de Educação Física da UNESP – Rio Claro e coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Downloads

Publicado

14-12-2012

Como Citar

Silva, L. M. F., Rufino, L. G. B., & Darido, S. C. (2012). CULTURA OU CULTURAS? CONCEPÇÕES DE CULTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DE CUCHE. Pensar a Prática, 15(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.14829

Edição

Seção

Ensaios