O PAPEL DOS PAIS NA TRAJETÓRIA ESPORTIVA DE ATLETAS DE GINÁSTICA RÍTMICA

Autores

  • Fernanda Soares Nakashima Universidade Estadual de Maringá
  • José Roberto Andrade Nascimento Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.14380

Palavras-chave:

Pais, Esporte, Atletas.

Resumo

O presente estudo investigou o papel desempenhado pelos pais na trajetória esportiva de atletas de ginástica rítmica, determinando o tipo de envolvimento parental neste contexto, verificando o processo de interação familiar e identificando características parentais que podem influenciar na carreira esportiva da atleta. O instrumento de medida foi um questionário semi-estruturado. Fizeram parte do estudo 35 sujeitos. Para tratamento dos dados foi utilizada estatística descritiva e análise do conteúdo do tipo categorial. Concluiu-se que o tipo de influência dos pais sobre a vida esportiva das atletas resulta de vários fatores como: o relacionamento familiar, os comportamentos assumidos pelos pais e seus traços de personalidade.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Soares Nakashima, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física associado UEM/UEL, na linha Fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano.

José Roberto Andrade Nascimento Junior, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física associado UEM/UEL, na linha Fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano.

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física associado UEM/UEL, na linha Fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano.

Downloads

Publicado

18-12-2012

Como Citar

Nakashima, F. S., Nascimento Junior, J. R. A., & Vieira, L. F. (2012). O PAPEL DOS PAIS NA TRAJETÓRIA ESPORTIVA DE ATLETAS DE GINÁSTICA RÍTMICA. Pensar a Prática, 15(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.14380

Edição

Seção

Artigos Originais