PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Maristela da Silva Souza cefd/ufsm
  • Giane Schmaedeck Lara CEFD/UFSM
Palavras-chave: esporte, escola

Resumo

Este artigo apresenta como foco de estudo a relação estabelecida entre sujeito e natureza e como essa construção cultural influencia a prática pedagógica da Educação Ambiental, compreendendo o papel da Educação Física neste processo. Buscamos refletir sobre como a concepção de natureza, hegemônica na nossa sociedade, culminou em problemas ambientais. E posteriormente, evidenciamos que o surgimento do campo de conhecimentos da Educação Ambiental apresenta aspectos contraditórios pois, em nome do desenvolvimento das forças produtivas e sob o discurso hegemônico, contribui para o processo destrutivo das forças naturais e, consequentemente, da humanidade. Por último, situamos a Educação Física, neste debate, através das novas práticas corporais que surgem em meio ao contexto ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela da Silva Souza, cefd/ufsm
Doutora em ciencias do Movimento Humano pelo CEFD/UFSM. Coordenadora da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em EF.
Giane Schmaedeck Lara, CEFD/UFSM
Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.
Publicado
14-09-2011
Como Citar
Souza, M. da S., & Lara, G. S. (2011). PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pensar a Prática, 14(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.14153
Seção
Ensaios