AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

  • Tamara Suellen Dudeck Prefeitura Municipal de Cuiabá
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato grosso
Palavras-chave: Formação de professores, Ensino Superior, Dimensões de conteúdos.

Resumo

O objetivo da pesquisa é verificar o conhecimento que professores de Educação Física que atuam no Ensino Superior têm sobre as dimensões dos conteúdos e, se estes conhecimentos são utilizados em suas aulas nos cursos de graduação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Constatamos que 91% dos professores participantes da pesquisa conhecem as dimensões de conteúdos, sendo que todos afirmaram utilizar esses conhecimentos em suas aulas, porém quando solicitado que listassem alguns dos conteúdos que abordam nas aulas, houve certa confusão nas respostas, tais como conteúdos atitudinais mencionados como conteúdos procedimentais. Entendemos que essa falta de domínio teórico/ conceitual pode comprometer a formação dos futuros professores de Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Suellen Dudeck, Prefeitura Municipal de Cuiabá

tamara.dudeck@yahoo.com.br

Tamara Suellen Dudeck

Prefeitura Municipal de Cuiabá, Mato Grosso

Rua: P Quadra: 33 Casa:14, Cohab Cristo Rei

78120-130 - Várzea Grande, MT - Brasil

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=S2661462  

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato grosso

ecmmoreira@uol.com.br

Evando Carlos Moreira

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Educação Física, Departamento de Teoria e Fundamentação da Educação Física

Av. Fernando Correa da Costa, s/nº, Coxipó
78100-900 - Cuiabá, MT - Brasil

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700056Z5

Publicado
16-09-2011
Como Citar
Dudeck, T. S., & Moreira, E. C. (2011). AS DIMENSÕES DE CONTEÚDO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR. Pensar a Prática, 14(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.13333
Seção
Artigos Originais