PERFIL DA FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE TREINADORES DE TÊNIS DE ALTO RENDIMENTO DO BRASIL

Autores

  • Marcelo Bittencourt Neiva de Lima UDESC
  • Alexandro Andrade UDESC
  • Diego Itiberê Cunha Vasconcellos UDESC
  • Mariana Bleyer de Faria UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.13276

Palavras-chave:

Formação de treinadores, Tênis, Alto rendimento.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever o perfil da formação inicial e permanente de treinadores de tênis de alto rendimento no Brasil. Participaram da amostra 24 treinadores do sexo masculino, com idades de 28,58 ± 8,95 anos. Foi observado que a faixa etária dos treinadores de tênis é a adequada, apresentando muitos anos de prática de tênis e bom nível de jogo. A expertise adquirida pela prática parece dar suporte de intervenção para a grande maioria dos treinadores. Os treinadores de tênis fundamentam-se em aprendizagens informais e não-formais; participam de atividades de formação permanente, mas identificam limitações para participação, além de perceberem outras falhas organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bittencourt Neiva de Lima, UDESC

Graduado em Educação Física (UDESC), Especialista em Fisiologia do Exercício (UVA). Mestrado em Ciências do Movimento Humano (UDESC), membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPE) e de Biomecânica Aquática (LABIOAQUA) da UDESC. Professor da UDESC da disciplina de Tênis de Campo (2003 a 2006). Supervisor Pedagógico e Esportivo do Instituto Guga Kuerten. Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Instituto Técnico de Educação Física (FITEF) e membro do Conselho Consultivo da Federação Catarinense de Tênis.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

NEIVA DE LIMA, M. B.; ANDRADE, A.; VASCONCELLOS, D. I. C.; FARIA, M. B. de. PERFIL DA FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE TREINADORES DE TÊNIS DE ALTO RENDIMENTO DO BRASIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.13276. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13276. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais