HÁBITOS E SIGNIFICADOS RELACIONADOS À MÍDIA, FUTEBOL, COPA DO MUNDO E NACIONALISMO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Marcos Roberto Godoi FAUC
  • Larissa Beraldo Kawashima IFMT
Palavras-chave: Mídia. Copa do Mundo. Nacionalismo

Resumo

Nosso objetivo foi compreender a relação dos alunos do Ensino Médio com a mídia, o futebol, a Copa do Mundo e o nacionalismo. Aplicamos um questionário para 120 estudantes de quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio do IFMT, campus São Vicente. Com base na análise dos dados, pudemos concluir que os estudantes têm o hábito de assistir jogos de futebol na TV, principalmente na Copa do Mundo, e praticam menos futebol (ainda que em percentual elevado) do que assistem. Os significados da Copa são paixão nacional, união, festa, paz, espetáculo, orgulho, obrigação de vitória.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Beraldo Kawashima, IFMT
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2002), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2004), Especialização em Educação Física Escolar pela CEUCLAR (2007) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus São Vicente.
Publicado
26-12-2011
Como Citar
Godoi, M., & Kawashima, L. (2011). HÁBITOS E SIGNIFICADOS RELACIONADOS À MÍDIA, FUTEBOL, COPA DO MUNDO E NACIONALISMO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, 14(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.13217
Seção
Artigos Originais