HÁBITOS E SIGNIFICADOS RELACIONADOS À MÍDIA, FUTEBOL, COPA DO MUNDO E NACIONALISMO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcos Roberto Godoi FAUC
  • Larissa Beraldo Kawashima IFMT

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.13217

Palavras-chave:

Mídia. Copa do Mundo. Nacionalismo

Resumo

Nosso objetivo foi compreender a relação dos alunos do Ensino Médio com a mídia, o futebol, a Copa do Mundo e o nacionalismo. Aplicamos um questionário para 120 estudantes de quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio do IFMT, campus São Vicente. Com base na análise dos dados, pudemos concluir que os estudantes têm o hábito de assistir jogos de futebol na TV, principalmente na Copa do Mundo, e praticam menos futebol (ainda que em percentual elevado) do que assistem. Os significados da Copa são paixão nacional, união, festa, paz, espetáculo, orgulho, obrigação de vitória.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Godoi, FAUC

Larissa Beraldo Kawashima, IFMT

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2002), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2004), Especialização em Educação Física Escolar pela CEUCLAR (2007) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus São Vicente.

Downloads

Publicado

26-12-2011

Como Citar

Godoi, M. R., & Kawashima, L. B. (2011). HÁBITOS E SIGNIFICADOS RELACIONADOS À MÍDIA, FUTEBOL, COPA DO MUNDO E NACIONALISMO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, 14(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.13217

Edição

Seção

Artigos Originais