FUNÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: DISCUSSÃO PARCIAL PARA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Carlos Nazareno Ferreira Borges
  • Antônio Fernandes da Cruz Junior Secretaria Municipal de Educação de Vitória-ES
  • Sandra Soares Della Fonte UFES

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12978

Palavras-chave:

Função docente, formação continuada, ensino superior

Resumo

Em 2007 foi realizada uma experiência piloto no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, denominada de Projeto Vem com a Gente (VCG). A iniciativa foi de desenvolver um projeto de formação continuada com professores substitutos da casa, enquanto tentativa de pensar um projeto de formação continuada coletiva para docentes do ensino superior. O presente texto trata da análise e interpretação de uma das categorias, retirada de um estudo maior realizado sobre o projeto VCG: a função docente no ensino superior. Os resultados da discussão apontam para uma convergência entre os objetivos do projeto e os pressupostos para formação continuada, indicando boas pistas para iniciativas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Nazareno Ferreira Borges

Licenciatura Plena em Educação Física pela UEPA, Mestrado e Doutorado em Educação Física, área de Cocentração Cultura, ambos pela Universidade Gama Filho. Docente Adjunto II atuando no Centro de Educação Física e Desportos da universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisa na área dos Estudos do Lazer e Sociologia das Práticas Corporais.

Antônio Fernandes da Cruz Junior, Secretaria Municipal de Educação de Vitória-ES

Mestre em Educação Física pela UFES; Professor de Educação Física da rede Municipal de Vitória-ES (Dinamizador de Educação Infantil)

Sandra Soares Della Fonte, UFES

Doutora em Educação pela UFSC; docente do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

BORGES, C. N. F.; CRUZ JUNIOR, A. F. da; DELLA FONTE, S. S. FUNÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: DISCUSSÃO PARCIAL PARA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.12978. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12978. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais