RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Priscilla Pinto Costa da Silva Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba
  • Emília Amélia Pinto Costa da Silva Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba
  • Andrea Maria Pires Azevedo Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba
  • Leonardo Oliveira dos Santos Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba
  • Iraquitan Oliveira Caminha Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.12358

Palavras-chave:

Natureza, Educação física, Educação.

Resumo

O ensaio conduz a questão norteadora: em que medida a educação física pode contribuir para ressignificar a relação entre o ser humano-natureza?  O objetivo foi discutir como a educação física pode ressignificar a relação ser humano-natureza em torno do pensar complexo e das práticas corporais na natureza. Como principais considerações observou-se que a educação física se aproxima com o pensamento complexo no que diz respeito à relação ser humano-natureza, introduzindo-o a uma visão de elemento do cosmo. Neste sentido, a educação física, tem como objeto as práticas corporais na natureza, permitindo reencontrar e integrar o ser humano como elemento do cosmo, capaz de valorizar o respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Pograma Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4233684E6

Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Pograma Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4240684Y7

Andrea Maria Pires Azevedo, Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Pograma Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4238262Y1

Leonardo Oliveira dos Santos, Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Pograma Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4239675E8

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora do Pograma Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4771650D6

Iraquitan Oliveira Caminha, Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor do Pograma Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4790387Y5

Downloads

Publicado

2011-12-26

Como Citar

SILVA, P. P. C. da; SILVA, E. A. P. C. da; AZEVEDO, A. M. P.; SANTOS, L. O. dos; FREITAS, C. M. S. M. de; CAMINHA, I. O. RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: REFLEXÃO E DESAFIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.12358. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/12358. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Ensaios