EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS

  • Larissa Cerignoni Benites Universidade Estadual Paulista- Unesp/Rio Claro
  • Samuel Souza Neto Universidade Estadual Paulista- Unesp/Rio Claro
Palavras-chave: Educação Física, Profissão, Saberes Docentes

Resumo

O objetivo da pesquisa foi (a) analisar a visão dos estudantes e dos professores sobre a escolha da profissão e (b) verificar quais saberes são evidenciados como importantes no processo de formação.  O estudo teve a participação de 28 estudantes e sete docentes, e o uso do questionário, observação, entrevista e análise do conteúdo. Os resultados se direcionaram em duas categorias que agregam como conclusão os seguintes pontos: profissão docente, a docência vista por diferentes representações, apontando para a perspectiva da consolidação da docência como uma profissão que exige conhecimentos especiais e; saberes evidenciados, descritos na forma de ideais, projeções, perspectivas e reflexões ao se compreender que a universidade como espaço de produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Cerignoni Benites, Universidade Estadual Paulista- Unesp/Rio Claro

Doutoranda em Ciência da Motricidade Humana, Mestre em Ciências da Motricidade (2007) e graduada (2004) em Licenciatura em Educação Física pela UNESP/RC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na formação de professores/prática de ensino.

Samuel Souza Neto, Universidade Estadual Paulista- Unesp/Rio Claro

Professor Adjunto do Departamento de Educação da UNESP/RC, Mestre em Educação (UFSCar), Doutor em Educação (FEUSP) e Livre-Docente em Educação Física (UNESP/RC). Desenvolve pesquisas sobre profissão educação física, profissão docente, formação de professores, prática de ensino e estágio curricular.

Publicado
14-09-2011
Como Citar
Benites, L., & Souza Neto, S. (2011). EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS. Pensar a Prática, 14(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.12111
Seção
Artigos Originais