ARQUITETURA ESCOLAR E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES (IM)POSSÍVEIS

Autores

  • Camila Fagundes de Oliveira UFRGS
  • Lisandra Oliveira e Silva UFRGS
  • Vicente Molina Neto UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11447

Palavras-chave:

Espaço Físico. Prática Pedagógica. Educação Física.

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender como os espaços físicos da escola são apropriados pelos professores de Educação Física (EF) nas aulas de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre/RS com 4 professores de EF. Trata-se de uma etnografia educativa e os principais instrumentos utilizados foram: observação participante, diário de campo, entrevista e análise documental. Percebemos que os professores de EF associam muitas das limitações do seu trabalho pedagógico a (in)existência de espaços e materiais referentes a essa área de conhecimento. Além disso, observamos importantes relações entre: as organizações e as apropriações desses locais/equipamentos pelos professores com a prática pedagógica em EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Fagundes de Oliveira, UFRGS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Estudante de especialização do programa de residência em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Integrante do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educacção Física da EsEF/UFRGS.

Lisandra Oliveira e Silva, UFRGS

Estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008-atual).

Professora Licenciada da Prefeitura Municipal de Guaíba/RS. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar.

Integrante do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educacção Física da EsEF/UFRGS.

Vicente Molina Neto, UFRGS

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona (2003-2004) e é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Coordena o Grupo de Pesquisa F3P-EFICE e participa do Grupo Formación Inovación y Nuevas Tecnologias e do Centro de Estudios sobre los Cambios en la Cultura y en la Educación, ambos da Universidade de Barcelona.

Tem experiência na área da Formação de Professores de Educação Física, na Prática Pedagógica desse coletivo docente e no Esporte Escolar, ensinando e pesquisando, principalmente, sobre os seguintes temas: educação física, ensino fundamental, prática pedagógica, formação de professores de educação física.

Downloads

Publicado

2011-09-13

Como Citar

DE OLIVEIRA, C. F.; E SILVA, L. O.; NETO, V. M. ARQUITETURA ESCOLAR E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES (IM)POSSÍVEIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.11447. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11447. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais