A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FRENTE A EXPANSÃO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO

  • Rui Anderson Costa Monteiro Universidade Cruzeiro do Sul
  • Miguél León Gonzalez Universidade Cruzeiro do Sul
  • Dirce Harue Ueno Koga Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Território, Educação, Poder Público

Resumo

Desde o início da era industrial na Europa, a procura pelo lugar estratégico para se estabelecer como cidadão nos grandes centros urbanos é uma constante, porém é fato a inviabilidade de moradia e acesso aos recursos necessários em locais de centralidade nos grandes municípios sem que haja muitos investimentos, situação esta, distante para a maioria da população. Com o fenômeno da periferização, o Estado se viu na obrigatoriedade de fornecer meios para a manutenção mínima de sobrevivência do indivíduo, sendo a educação uma destas necessidades básicas do ser humano. Através de revisão de literatura sobre território e educação, este trabalho buscou contextualizar a ação do poder público (Estado de São Paulo) na área da educação frente ao processo de crescimento territorial em sentido à periferia, não discutindo as ideias de qualidade do ensino, mas o trabalho realizado em prol da universalização da educação básica através do estabelecimento de escolas em locais cada vez mais distantes.

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Biografia do Autor

Rui Anderson Costa Monteiro, Universidade Cruzeiro do Sul

Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul - SP.

http://lattes.cnpq.br/4690860229433486

 

Miguél León Gonzalez, Universidade Cruzeiro do Sul

Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul.

http://lattes.cnpq.br/1653645816368598

Dirce Harue Ueno Koga, Universidade Cruzeiro do Sul

Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul.

http://lattes.cnpq.br/6720297450239893

Publicado
13-09-2011
Como Citar
Monteiro, R. A. C., Gonzalez, M. L., & Koga, D. H. U. (2011). A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FRENTE A EXPANSÃO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO. Pensar a Prática, 14(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11370
Seção
Artigos de Revisão