EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO

  • Rogerio Cruz Oliveira
  • Jocimar Daolio FEF/UNICAMP
Palavras-chave: Educação intercultural. Educação física, Escola, Diversidade cultural,

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a diversidade cultural na prática escolar da educação física à luz dos pressupostos da educação intercultural. Para tanto, é feita uma discussão teórica a partir de alguns autores que enunciam tal perspectiva (educação intercultural) e, posteriormente, alguns desdobramentos para a educação física escolar. O eixo argumentativo compreende a escola como espaço sócio-cultural que, para além de respeitar e valorizar as diferenças, deve alinhar-se na direção da comunicação, do diálogo e do compartilhar entre os diferentes atores que compõem o cotidiano escolar. Do contrário, há o risco da banalização ou deformação do Outro, pendendo a relativismos extremos ou novos etnocentrismos.

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Biografia do Autor

Rogerio Cruz Oliveira
Mestre em Educação Física pela UNICAMP (linha de pesquisa educação física escolar), professor de Educação Física da Rede Estadual de Educação de São Paulo e professor da Faculdade Brasília de São Paulo.
Jocimar Daolio, FEF/UNICAMP

Professor Livre Docente da FEF-UNICAMP. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC/FEF-UNICAMP).

Publicado
13-09-2011
Como Citar
Oliveira, R. C., & Daolio, J. (2011). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO. Pensar a Prática, 14(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11348
Seção
Ensaios