FATORES INTERVENIENTES NA CARREIRA DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gelcemar Oliveira Farias
  • Juarez Veira do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.11142

Palavras-chave:

Carreira docente, Educação Física, Condições de vida, Ambiente de trabalho.

Resumo

Este ensaio visa discutir os fatores que incidem na carreira docente em Educação Física. A partir da busca textual em bases de indexação de periódicos nacionais e internacionais, complementada por teses e dissertações, abordou-se os fatores relacionados à qualidade de vida no trabalho, as tensões provenientes do ambiente de trabalho e os fatores políticos, pessoais e familiares que interferem na carreira docente. A carência de estudos sobre a temática indica a continuação das investigações com abordagens mais robustas e abrangentes, especialmente para aprofundar a relação entre trabalho e a vida pessoal de professores de Educação Física na realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelcemar Oliveira Farias

Mestre em Educação Física. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora da Faculdade da Serra Gaúcha e  Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

Juarez Veira do Nascimento

Doutor em Ciências do Desporto. Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. do. FATORES INTERVENIENTES NA CARREIRA DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.11142. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11142. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios