DOR E TECNIFICAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO CULTO AO CORPO

Autores

  • Gisele Torri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jaison José Bassani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.1114

Palavras-chave:

Embelezamento, educação do corpo, indústria cultural, técnicas corporais

Resumo

O culto contemporâneo ao corpo entrelaça discursos pela promoção da saúde com dispositivos de conformação somática vinculados, entre outros, à performance, à instrumentalização orgânica e à celebração da juventude. Nesse sentido, pesquisamos relações entre práticas de modelação corporal – entendidas como intervenções tecnológicas sobre o corpo –, políticas de consumo e juventude. O estudo focou a condição juvenil e foi realizado em uma academia de ginástica e musculação da litorânea Florianópolis. Para tanto, utilizamos procedimentos etnográficos, como análise de material gráfico, observações participantes, entrevistas, diários de campo, descrições de atores e considerações sobre a subjetividade dos pesquisadores. Os resultados dizem respeito ao consumo de corpos, conseqüência do culto a técnicas somáticas. PALAVRAS-CHAVE: embelezamento – educação do corpo – indústria cultural – técnicas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física pela UFSC; Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq

Fundamentos da Educação (CNPq) Filosofia da Educação (ANPED) Programa de Pós-graduação em Educação (Educação, História e Política; Ensino e Formação de Educadores; Teoria Social Contemporânea, Sociologia da Cultura) Programa de Pós-graduação em Educação Física (Ensino de Educação Física; Sociologia do Esporte) Departamento de Metodologia de Ensino (Área de Educação Física)

Downloads

Publicado

2007-09-13

Como Citar

TORRI, G.; BASSANI, J. J.; VAZ, A. F. DOR E TECNIFICAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO CULTO AO CORPO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 93–105, 2007. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.1114. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1114. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais