EDUCAÇÃO FÍSICA E TELEVISÃO: REFLEXÕES SOBRE SENSIBILIDADE, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO

  • Allyson Carvalho Araújo UEPA
  • Karenine Oliveira Porpino UFRN
Palavras-chave: Esporte, Educação Física, Tecnologia.

Resumo

Este estudo parte do princípio de que o conhecimento da Educação Física é, eminentemente, vivencial e reconhece que a tecnologia da informação, especificamente a comunicação de massa, é capaz de transmitir informação para um grande público, modificando a vivência das práticas corporais tematizadas pela Educação Física. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar como o aparato tecnológico, em especial a televisão, interfere na apropriação do conhecimento na Educação Física, com base na reflexão sobre o esporte. Assim, utilizamos o olhar estético sobre o telespetáculo esportivo e a análise de conteúdo para trabalhar com discursos de profissionais. Além disso, apontamos para a revisão de alguns conceitos pertinentes à área, tais como corpo, sensibilidade e conhecimento. PALAVRAS-CHAVE: esporte – Educação Física – tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allyson Carvalho Araújo, UEPA
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também é especialista em "Corpo e Cultura de Movimento" e mestre em Educação, ambos pela mesma instituição. Atualmente atua na Universidade do Estado do Pará - UEPA.
Karenine Oliveira Porpino, UFRN
Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
13-09-2007
Como Citar
Araújo, A., & Porpino, K. (2007). EDUCAÇÃO FÍSICA E TELEVISÃO: REFLEXÕES SOBRE SENSIBILIDADE, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO. Pensar a Prática, 10(2), 15-31. https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.1112
Seção
Artigos Originais