A EDUCAÇÃO DO CORPO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Ari Lazzarotti Filho, Lilian Brandão Bandeira, Antonio Chadud Jorge

Resumo


Este trabalho apresenta as principais questões oriundas de pesquisa que objetivou investigar, em perspectiva comparada, os cuidados com o corpo e as técnicas corporais na educação escolar de crianças e jovens. Procuramos correlacionar aspectos de conteúdos e metodologias do ensino de Educação Física com as disciplinas Ciências e Ensino Religioso, assim como do esporte escolar e sua presença nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada com alunos e professores da segunda fase do Ensino Fundamental, em escola pública de Goiânia, onde percebemos a educação do corpo sustentada por uma concepção biológica, com valorização da disciplina Ciências. O esporte escolar mantém, através do sistema esportivo, o modelo de manifestação e expressão na escola por intermédio das competições, da formação dos ídolos, da racionalização, do treinamento e do desenvolvimento dos seus valores. Ao final, constatamos a necessidade de entender a educação do corpo de forma multidisciplinar e de ampliar o foco de ensino do esporte na escola. PALAVRAS-CHAVE: educação do corpo – escola – educação física – esporte escolar

Texto completo:

HTML PDF


DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.111

A Revista Pensar a Prática é indexada por:
 
Sport Information Resource Centre