POR QUE A ESCOLA SE TORNOU TAMBÉM ESPAÇO DE LAZER DAS CRIANÇAS?

Autores

  • Aline Tschoke Universidade Federal do Paraná
  • Thais Gomes Tardivo UFPR
  • Simone Rechia UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.11034

Palavras-chave:

escola, lazer, apropriação.

Resumo

Esta pesquisa tematiza as possibilidades e as formas de apropriação dos espaços escolares, no contra turno escolar e nos finais de semana. Apoiada na pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos: aplicação de protocolos, entrevistas semi-estruturadas e observações. Infere-se que as atividades lúdicas relacionadas a projetos de contra turno escolares, projetos sociais e projetos de esporte e lazer possibilitam diversificadas formas de apropriação dos espaços da escola. Nesse sentido aponta-se a necessidade das políticas públicas terem um olhar mais atento em relação à gestão, estrutura e manutenção desse espaço público que atualmente atende tanto as demandas educacionais formais quanto as relacionadas ás experiências no âmbito do lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Tschoke, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Física pela Educação Física da UFPR.

http://lattes.cnpq.br/9911980307660544

Thais Gomes Tardivo, UFPR

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade - GEPLEC, participando de diversos projetos dentro deste. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação ambiental e espaços urbanos.

http://lattes.cnpq.br/3828939299959692

Simone Rechia, UFPR

Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona(2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná ministrando a disciplina de "Fundamentos do Lazer" na Graduação do curso de Educação Física e a disciplina de "Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer na Cidade" da Pós-Graduação/Mestrado. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Estudos do Lazer no Meio Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, escola, espaços, esporte, ludicidade, políticas públicas e cidade.

http://lattes.cnpq.br/5265139315424802

Downloads

Publicado

2011-05-26

Como Citar

TSCHOKE, A.; TARDIVO, T. G.; RECHIA, S. POR QUE A ESCOLA SE TORNOU TAMBÉM ESPAÇO DE LAZER DAS CRIANÇAS?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.11034. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11034. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais