A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONCEPÇÃO DE PROFESSOR ENQUANTO INTELECTUAL - REFLEXIVO - TRANSFORMADOR

  • Anegleyce Teodoro Rodrigues

Resumo

A idéia central deste artigo é discutir a questão da formação de professores de Educação Física a partir de uma concepção de professor enquanto intelectual – reflexivo – transformador. Em primeiro lugar, tentarei discutir o atual modelo de formação docente em Educação Física e abordar a importância da prática como instrumento de análise e a reflexão do professor como alternativa ao paradigma dominante da raciona-idade técnica. Em segundo lugar, tratarei da necessidade de se construir uma nova concepção da prática docente que eleja a dimensão reflexiva como componente fundamental da atividade do professor. E, finalmente, abordarei a questão da função social do professor como intelectual transformador no interior da escola e da universidade. PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores – Educação Física – Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-11-2006
Como Citar
Rodrigues, A. (2006). A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONCEPÇÃO DE PROFESSOR ENQUANTO INTELECTUAL - REFLEXIVO - TRANSFORMADOR. Pensar a Prática, 1, 48-58. https://doi.org/10.5216/rpp.v1i0.11
Edição
Seção
Artigos Originais