PEDAGOGIA DO ESPORTE E AUTONOMIA: UM ESTUDO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

  • Gisele Viola
  • Roberto Paes UNICAMP
  • Larissa Galatti docente do IASP-UNASP e da UNINOVE
  • Sheila Ribeiro
Palavras-chave: Esporte, Projeto social, Autonomia.

Resumo

O estudo enfoca a perspectiva educacional do esporte em Projetos Sociais, em especial no trato com a autonomia. Para tal, analisa a conduta didática de professores do Programa Ensino Esporte e Juventude (PEEJ) no município de Taubaté-SP, a fim de confrontar a inclusão ou não do estímulo à autonomia no planejamento, com a descrição que os próprios professores fazem de sua prática em relação ao estímulo à autonomia no cotidiano das aulas. A estruturação metodológica do estudo inclui uma revisão bibliográfica inicial, seguida da análise de 50 Planos de Aula de 6 professores do PEEJ, que também responderam a um questionário semi-estruturado acerca do tema autonomia e sua aplicação ao longo das aulas esportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Viola
Especialista em Pedagogia do Esporte pela UNICAMP
Roberto Paes, UNICAMP
Prof. Dr. na UNICAMP
Larissa Galatti, docente do IASP-UNASP e da UNINOVE
Profª Dr.ª
Publicado
26-12-2011
Como Citar
Viola, G., Paes, R., Galatti, L., & Ribeiro, S. (2011). PEDAGOGIA DO ESPORTE E AUTONOMIA: UM ESTUDO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. Pensar a Prática, 14(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.10913
Seção
Artigos Originais