RISCO DE SOBREPESO E OBESIDADE EM SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS
Resumo
O estudo objetivou avaliar o risco de obesidade e obesidade visceral de soldados do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Pelotas-RS e relacionar com o tempo de serviço dos militares. O índice de massa corporal (IMC), calculado a partir das medidas de peso e estatura, e o perímetro abdominal (PA) foram coletados de todos os soldados ativos do batalhão. Os sujeitos foram divididos em G1 - soldados com menos de 5 anos de serviço (n=14) e G2 - soldados com mais de 5 anos de serviço (n=33). O grupo G1 apresentou tempo de serviço de 1,9 (±1,3) anos, IMC de 23,6 (±3,7) kg/m2 e PA de 84,2 (±8,5) cm. O grupo G2 teve tempo de serviço de 15,4 (±5,9) anos, IMC de 27,5 (±3,9) Kg/m2 e PA de 97,1 cm (±9,8). Houve diferença significante entre os grupos, estando os soldados do G2 em pior situação.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).