Os movimentos sociais em livros didáticos de Sociologia para o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v24.63753

Resumo

Nos últimos anos, protestos políticos polarizados se tornaram fenômenos visíveis e recorrentes no Brasil. Frente a esse cenário, quais são as potencialidades e os limites apresentados pelos livros didáticos de Sociologia brasileiros para a compreensão e reflexão sobre esses episódios de confronto e mobilização coletiva? Para responder esse problema de pesquisa, realizamos uma análise de livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2015 e 2018 com o objetivo de subsidiar a produção de um livro de atividades sobre esta temática direcionado a docentes do Ensino Médio. Os resultados dessa análise indicam, por um lado, que suas potencialidades se relacionam à contextualização histórica e à articulação temática neles presentes. Por outro lado, indicam a presença de limites relacionados à reprodução de pressupostos teóricos questionados por abordagens contemporâneas sobre esse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Mazzilli Pereira, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pós-doutorando do Centro de Estudos da Metrópole do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Brenda Espindula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Licenciada em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Camila Farias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Sociologia e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Eduardo Georjão Fernandes, Centro Universitário Uniftec, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor do Centro Universit´ário e Faculdades Uniftec, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Graduado em Ciências Jurídicas e Criminais e Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-05-17

Como Citar

MAZZILLI PEREIRA, M.; ESPINDULA, B.; FARIAS DA SILVA, C.; GEORJÃO FERNANDES, E. Os movimentos sociais em livros didáticos de Sociologia para o ensino médio. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/sec.v24.63753. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/63753. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres