Neoliberalismo e Ciência Política: contribuições teóricas sobre a crise da democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v24.60911

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão, sistematização e orientação de uma ampla literatura internacional sobre o neoliberalismo, com o objetivo de trabalhar seu conceito político e tornar seu uso mais rigoroso, delimitado e regulado na Ciência Política. Com esse objetivo, o artigo inscreve o conceito na tradição histórica do liberalismo, por meio de um tratamento de filosofia política. Adota uma abordagem histórica e contextual para estruturar uma narrativa do processo de expansão política do neoliberalismo, identifica a ascensão do neoliberalismo como princípio de legitimação dos Estados e, por fim, aponta sinteticamente a relação entre o predomínio do neoliberalismo e as mudanças legais e constitucionais no Estado liberal. Como conclusão, são apresentadas algumas contribuições teóricas que esse conceito político de neoliberalismo pode oferecer para a reflexão contemporânea sobre os impasses da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Carlos Estevão Caligiorne Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestre e Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

17-05-2021

Como Citar

Guimarães, J., & Cruz, C. E. C. (2021). Neoliberalismo e Ciência Política: contribuições teóricas sobre a crise da democracia. Sociedade E Cultura, 24. https://doi.org/10.5216/sec.v24.60911

Edição

Seção

Artigos Livres