China na ordem mundial contemporânea: grande estratégia, modernização militar e equilíbrio de poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v23i.59618

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os condicionantes militares da postura estratégica da China neste início de século XXI, especialmente após a ampla reforma militar iniciada em 2015 por Xi Jinping. A China tem enfrentado desafios importantes para combinar modernização militar e desenvolvimento pacífico em um ambiente estratégico marcado pela lógica balança de poder. Nesse contexto, este artigo aponta a importância da modernização militar para a grande estratégia chinesa, mesmo que isso signifique o risco de crescentes tensões com potências militares regionais e globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto W. M. Teixeira Júnior, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutor em Ciência Política na Área de Concentração de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição.  Atualmente é professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB).

 

 

 

Peterson Ferreira da Silva, Escola Superior de Guerra, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professor da Carreira do Magistério Superior Federal do campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG). Doutor pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-São Paulo).

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

TEIXEIRA JÚNIOR, A. W. M.; FERREIRA DA SILVA, P. . China na ordem mundial contemporânea: grande estratégia, modernização militar e equilíbrio de poder . Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/sec.v23i.59618. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/59618. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os poderes emergentes e a ordem mundial contemporânea