Clientelismo personalizado na Colômbia: uma abordagem histórico-institucional para um estudo de caso

Autores

  • Luis González Tule Universidad del Norte, Barranquilla, Colombia
  • Carlos Guzmán Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia
  • Ángel Tuirán Universidad del Norte, Barranquilla, Colombia

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v24.57225

Resumo

Grande parte da literatura politológica considera o clientelismo prejudicial às democracias. Em menor escala, outras abordagens estimam que o clientelismo seja um mecanismo para atender às demandas de populações vulneráveis. Este artigo tem por objetivo contribuir com o conhecimento sobre esse tema por meio de um estudo de caso. Busca-se: 1) mostrar como o clientelismo funciona, tomando como referência o município de Barranquilla, na Colômbia; 2) propor explicações para entender a lógica clientelar; e 3) investigar seus efeitos no regime democrático. Com base em uma abordagem histórico-institucional, argumentamos que o clientelismo em Barranquilla é personalista e não partidário diante dos arranjos políticos e das mudanças institucionais que ocorreram na Colômbia desde meados do século XX. A partir de evidências, pode-se afirmar que a política clientelista permitiu que as elites econômico-políticas locais se perpetuassem no poder e que as assimetrias entre governantes e governados persistissem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis González Tule, Universidad del Norte, Barranquilla, Colombia

Assistant Professor in the Department of Political Science and International Relations of the Universidad del Norte (Colombia). Ph.D. Political Science, University of Salamanca (Spain). 

Carlos Guzmán, Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia

Profesor Catedrático de la Universidad del Atlántico, Barranquilla, Atlántico, Colombia. Doctor en Ciencia Política - Universidad de Salamanca, España. 

Ángel Tuirán, Universidad del Norte, Barranquilla, Colombia

Doctor en Derecho Público, Universidad de Grenoble (Francia). Profesor del Departamento de Ciencia Política y Relaciones Internacionales de la Universidad del Norte (Colombia).

Publicado

17-05-2021

Como Citar

González Tule, L., Guzmán, C., & Tuirán, Ángel. (2021). Clientelismo personalizado na Colômbia: uma abordagem histórico-institucional para um estudo de caso. Sociedade E Cultura, 24. https://doi.org/10.5216/sec.v24.57225

Edição

Seção

Artigos Livres