O fiel da balança nas eleições presidenciais americanas de 2008: o que queriam os latinos e o que lhes ofereceram Obama e McCain?

Autores

  • Cloves Luiz Pereira Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Leonardo Barreto Centro Universitário do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v14i1.15705

Palavras-chave:

eleições americanas, voto dos latinos, hispânicos, imigração, marketing político, Barack Obama, John McCain.

Resumo

  Atualmente, os Estados Unidos apresentam um perfil demográfico diferente daquele que possuíam nos anos 1960, quando os negros ainda lutavam pelo direito de voto e de compartilhar os mesmos espaços públicos com seus patrícios brancos. O que se observa é uma sociedade cada vez menos branca, devido às imigrações e ao aumento dos casamentos inter-raciais. Em razão do crescimento dos chamados ‘latinos’ nos últimos anos na sociedade americana, o voto deste grupo ganhou importância no jogo político, ao ponto de poder se tornar o fiel da balança nas eleições nacionais. A importância dos latinos neste contexto que cerca as eleições presidenciais americanas de 2008, que colocou frente a frente o senador democrata Barack Obama e o senador republicano John McCain, se deveu, de um lado, ao fato de que esse eleitor não demonstrava compromissos históricos rígidos com nenhum partido, como os negros possuiam; de outro lado, ao fato do eleitorado se concentrar em cinco estados onde seu voto poderia ser decisivo para conceder a vitória aos democratas ou republicanos no colégio eleitoral. Com base em resultados desurveys , análise da cobertura da imprensa e em estudos sobre o comportamento político segundo raça nos USA, este artigo avaliou, antes do desfecho desta histórica eleição, o peso político do voto latino na corrida eleitoral, observando a agenda deste grupo e o que lhes ofereciam Obama e McCain. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-09-2011

Como Citar

Oliveira, C. L. P., & Barreto, L. (2011). O fiel da balança nas eleições presidenciais americanas de 2008: o que queriam os latinos e o que lhes ofereceram Obama e McCain?. Sociedade E Cultura, 14(1), DOI: 10.5216/sec.v14i1.15705. https://doi.org/10.5216/sec.v14i1.15705

Edição

Seção

Artigos Livres