Da mercadorização do corpo feminino: um estudo sobre a imagem fotográfica da mulher nua

Autores

  • Nestor Persio Alvim Agricola Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v14i1.15690

Palavras-chave:

fotografia, corpo, mulher, mercadoria, indústria cultural

Resumo

Este trabalho consiste no relato de uma pesquisa realizada durante o ano de 2009, sob as bases da fenomenologia, em que o objeto de estudo foi o corpo nu feminino exibido como forma de arte nas publicações de nome

 

Playboy editadas em 2008. O método utilizado foi a análise fotográfica, de Roland Barthes (2005), que trata a fotografia como fenômeno passível de leitura e que compõe o quadro do que ganhou denominação de indústria cultural. O artigo trata, sobretudo, do corpo feminino na sociedade contemporânea, sua constituição estética padronizada e os mecanismos de depreciação a que está submetido.

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Publicado

19-09-2011

Como Citar

Agricola, N. P. A. (2011). Da mercadorização do corpo feminino: um estudo sobre a imagem fotográfica da mulher nua. Sociedade E Cultura, 14(1), DOI: 10.5216/sec.v14i1.15690. https://doi.org/10.5216/sec.v14i1.15690

Edição

Seção

Artigos Livres