O memorial dos lanceiros negros: disputas simbólicas, configurações de identidades e relações interétnicas no Sul do Brasil

Autores

  • ANA PAULA COMIN DE CARVALHO

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v8i2.1018

Resumo

Tomando como universo empírico um evento em prol da construção de um memorial em homenagem aos lanceiros negros no município de Pinheiro Machado (RS), atento para as disputas simbólicas que se travam em torno dessas figuras. Procuro demonstrar que as diferentes apropriações de uma experiência histórica comum – o Massacre de Porongos – têm conexões com a configuração de identidades étnicas e regionais e com as relações entre os diversos grupos sociais que compõem o estado do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: lanceiros negros; identidade étnica; identidade regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

DE CARVALHO, A. P. C. O memorial dos lanceiros negros: disputas simbólicas, configurações de identidades e relações interétnicas no Sul do Brasil. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 8, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v8i2.1018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/1018. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres