Representação na América Latina: eleições, marcadores sociais e moralidades em disputa

11-06-2021

A revista Sociedade e Cultura torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Representação na América Latina: eleições, marcadores sociais e moralidades em disputa” organizado por Tania Ludmila Dias Tosta, João Carlos Amoroso Botelho e Camilo Braz, da Comissão Editorial da Sociedade e Cultura. Previsto para ser publicado no vol. 25 de 2022, o dossiê busca reunir trabalhos das áreas de Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia que, a partir de distintas abordagens teórico-metodológicas e recortes empíricos, apresentem discussões densas sobre o tema da representação política e social na América Latina. Nesse sentido, nos interessam análises sobre conflitos a respeito da (des)confiança e da (i)legitimidade de processos eleitorais em diferentes contextos; representação política, fronteiras do Estado (modos de regulação, enquadramentos e coproduções articuladas a marcadores sociais de diferença) e moralidades em disputa; e estratégias coletivas para ampliação da participação política na América Latina.

Os artigos para o dossiê podem enfocar tópicos tais como:
1 - Debates e conflitos relacionados à (des)confiança do eleitorado na integridade dos processos eleitorais na América Latina;
2 - Questionamentos e reações por parte de grupos relevantes das elites políticas e da sociedade, em diferentes países da América Latina, a respeito da legitimidade dos processos eleitorais e da democracia;
3 - Moralidades em disputa, relacionadas a questões de gênero, sexualidade, raça, etnia, classe e geração (e suas intersecções), durante campanhas eleitorais na América Latina e/ou em conexão com debates amplificados nas campanhas.
4 - Estratégias coletivas para ampliação da representação e da participação políticas, mobilizadas a partir de marcadores sociais de diferença e eixos de subordinação.

As contribuições devem ser enviadas pelo sistema da revista, conforme as normas para submissão, na opção “Dossiê: Representação na América Latina: eleições, marcadores sociais e moralidades em disputa”.


Idioma dos textos: português, espanhol ou inglês.
Data final para submissão: 1 de outubro de 2021.
Publicação: Sociedade e Cultura, vol. 25, 2022.
Endereço para informações: sociedadeecultura.revista@gmail.com