Notícias

Prezados/as ,

É com satisfação que anunciamos uma mudança no sistema de publicação da Sociedade e Cultura. A partir de 2020, a revista terá uma única edição anual em fluxo contínuo, seguindo tendência de acelerar o processo de comunicação das pesquisas científicas.

O volume 23, de 2020, contará com dois dossiês, além de artigos livres e resenhas. O primeiro, já publicado, tem o tema "Os poderes emergentes e a ordem mundial contemporânea: dilemas, tensões e possibilidades" e foi organizado por Alexandre Cesar Cunha Leite, Leonardo Ramos e Li Xing. O segundo dossiê, a ser publicado ainda este ano, abordará o tema "Cristianismo da libertação e teologia da libertação na América Latina", sob a organização de Michael Löwy, Flávio Munhoz Sofiati e Luis Martínez Andrade.

Desejamos uma boa leitura!

Atenciosamente,

Tania Tosta

Camilo Braz

João Botelho

  • Representação na América Latina: eleições, marcadores sociais e moralidades em disputa

    11-06-2021

    A revista Sociedade e Cultura torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Representação na América Latina: eleições, marcadores sociais e moralidades em disputa” organizado por Tania Ludmila Dias Tosta, João Carlos Amoroso Botelho e Camilo Braz, da Comissão Editorial da Sociedade e Cultura. Previsto para ser publicado no vol. 25 de 2022, o dossiê busca reunir trabalhos das áreas de Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia que, a partir de distintas abordagens teórico-metodológicas e recortes empíricos, apresentem discussões densas sobre o tema da representação política e social na América Latina. Nesse sentido, nos interessam análises sobre conflitos a respeito da (des)confiança e da (i)legitimidade de processos eleitorais em diferentes contextos; representação política, fronteiras do Estado (modos de regulação, enquadramentos e coproduções articuladas a marcadores sociais de diferença) e moralidades em disputa; e estratégias coletivas para ampliação da participação política na América Latina.

    Saiba mais sobre Representação na América Latina: eleições, marcadores sociais e moralidades em disputa