Integração horizontal e fragmentação partidária: uma análise de carreira política dos deputados federais da Arena em São Paulo

Autores

  • RAFAEL MACHADO MADEIRA

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v7i2.984

Resumo

O presente artigo visa analisar o grau de coesão partidária da Arena paulista com base no exame dos padrões de carreiras políticas das bancadas do partido na Câmara dos Deputados, nas quatro legislaturas eleitas sob o bipartidarismo. Dessa forma, aspectos como o número de migrações partidárias, o tempo de filiação prévio à conquista de um mandato na Câmara dos Deputados e o número de cargos e de mandatos ocupados serão tomados como parâmetro para a análise. Para buscar mensurar o grau de coesão, a análise tomará como variáveis dados referentes às trajetórias partidárias desses parlamentares. Palavras-chave: partidos políticos, autoritarismo, democracia, carreiras políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

MADEIRA, R. M. Integração horizontal e fragmentação partidária: uma análise de carreira política dos deputados federais da Arena em São Paulo. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 7, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v7i2.984. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/984. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres