Raça, gênero, classe, igualdade e justiça: representações simbólicas e ideológicas do fi lme Crash, de Paul Haggis

Autores

  • ELIEZER GOMES DA SILVA UNIBRASIL
  • ELIANE BORGES DA SILVA UFF

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v12i2.5840

Palavras-chave:

racismo, antirracismo, gênero, classe, indústria de entretenimento

Resumo

Este ensaio examina o fi lme Crash, de Paul Haggis, sob a ótica dos estudos sobre as relações raciais. Empreende uma leitura do conteúdo simbólico e ideológico da metalinguagem de Crash (a forma como a história é contada) e não da linguagem assumidamente racista de seus personagens (o conteúdo explícito da história contada). Cotejando, com fi delidade, a moldura ficcional e discursiva do filme com os horizontes analíticos históricos e contemporâneos no que tange ao tema das relações raciais (e suas correlações com questões de gênero, classe, igualdade e justiça), o ensaio identifica o modo como Crash se permite incorporar uma subreptícia ideologia racista (particularmente no estereotipado e estigmatizante delineamento moral dos personagens negros, comparativamente aos personagens brancos), sob o manto protetivo de um filme que aparentemente se propõe a combater o racismo. Crash seria, no argumento do ensaio, um típico exemplo – de ficção e de realidade – do que denomina por “antirracismoracista”. Ao final, o ensaio chama a atenção para a responsabilidade social e ética da indústria do entretenimento e sua compatibilidade com a liberdade de criação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIEZER GOMES DA SILVA, UNIBRASIL

Doutor em Direito Penal (USP), Mestre em Criminologia (Cambridge University), Meste em Lingüística (UFRJ). Professor de Direito Penal e Criminologia na graduação e mestrado da UNIBrasil, Curitiba. Promotor de Justiça no Estado do Paraná desde 1990.

ELIANE BORGES DA SILVA, UFF

Doutoranda em Ciência da Informação – IBCT/UFF. Mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas – FACOM/UFBA. Coordenadora do site Mulheres Negras - do umbigo para o mundo.

Downloads

Publicado

2010-03-18

Como Citar

SILVA, E. G. D.; SILVA, E. B. D. Raça, gênero, classe, igualdade e justiça: representações simbólicas e ideológicas do fi lme Crash, de Paul Haggis. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 311–324, 2010. DOI: 10.5216/sec.v12i2.5840. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5840. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê