Trabalho contemporâneo e pessoas trans: considerações sobre a inferiorização social dos corpos trans como necessidade estrutural do capitalismo

Autores

  • Silvana Marinho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Guilherme Silva de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.57888

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórica articulada a uma pesquisa empírica sobre trabalho contemporâneo e pessoas trans no contexto da mundialização do capital, cuja direção analítica lança luz à inferiorização social dos corpos trans como necessidade estrutural do capitalismo contemporâneo. A partir de uma perspectiva feminista e crítico-dialética, o artigo busca examinar como pessoas trans se inscrevem na nova morfologia do trabalho, na sua face brasileira, compreendendo a mediação do patriarcado na relação entre a discriminação (transfóbica) e as trajetórias de trabalho de pessoas trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Guilherme Silva de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

MARINHO, S.; SILVA DE ALMEIDA, G. Trabalho contemporâneo e pessoas trans: considerações sobre a inferiorização social dos corpos trans como necessidade estrutural do capitalismo. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22i1.57888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/57888. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê