Cotejando capacidades burocráticas e políticas como ação: um estudo comparativo de desenvolvimento e impactos em quatro órgãos do Executivo Federal brasileiro

Autores

  • Alexander Cambraia Nascimento Vaz

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v20i1.50859

Resumo

O artigo investiga os condicionantes institucionais para o desenvolvimento de capacidades políticas e burocráticas pelas instituições governamentais, bem como em que medida e sentido a combinação desses dois elementos impacta os seus processos de formulação e implementação de políticas públicas. Realiza-se estudo comparativo de quatro instituições do poder Executivo Federal brasileiro, buscando, através de seus respectivos percursos históricos de formação, elementos explicativos para sua situação atual em termos dessas capacidades. Em adição, realiza-se estudo de programas desenvolvidos por essas próprias instituições,entrevendo em que sentido seu status corrente de capacidades tende a influenciar o desenvolvimento desses programas. A análise evidencia que a área temática de atuação dos órgãos tem importante influência no seu potencial de desenvolvimento das capacidades estudadas. Ademais, o desenvolvimento conjunto dessas últimas parece levar à obtenção de resultados satisfatórios no desenvolvimento de políticas por esses órgãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, A. Cotejando capacidades burocráticas e políticas como ação: um estudo comparativo de desenvolvimento e impactos em quatro órgãos do Executivo Federal brasileiro. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/sec.v20i1.50859. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/50859. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê