Chamada de artigos para dossiê temático: Performances, Imaterialidades e a Produção Cultural do Real

A revista SOCIEDADE E CULTURA torna pública a chamada de artigos para o Dossiê “Performances, Imaterialidades e a Produção Cultural do Real”, organizado por Izabela Tamaso (UFG) , Paulo Raposo (ISCTE-IUL) e Renata de Sá Gonçalves (UFF). A publicação está prevista para o Volume 22, Número 2, 2 º semestre de 2019.
Serão aceitos artigos em espanhol, inglês e português que estejam em conformidade com as normas de publicação da revista (disponíveis em: www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/about/submissions#authorGuidelines) e tratem o tema como proposto pelas organizadoras do número, como a seguir:
O dossiê tem por objetivo reunir artigos que incorporem reflexões antropológicas sobre as dimensões performativas e imateriais da cultura. Assim, interessam-nos artigos que tratem de temas relacionados a um conjunto diversificado e heterogêneo de formas expressivas da cultura, nomeadamente através das suas dimensões imateriais e performativas, que permitam pensar criticamente a produção cultural do real. Interessam-nos relações entre patrimônio(s) e performance(s); entre dimensões criativas e processos de objetificação cultural; ou entre expressões culturais de natureza performática (festas, rituais, artes) e dinâmicas contemporâneas de classificação desses mesmos espólios imateriais. Interessa-nos, outrossim, refletir sobre como a apresentação e exibição dessas formas expressivas da cultura se dinamizam através de museus, galerias, eventos, ou mesmo em plataformas virtuais com vistas à produzir formas mais ou menos canônicas de cultura. Neste sentido, entende-se que este viés analítico pode apresentar um quadro ampliado de contextos etnográficos resultantes de pesquisas de campo que permitam compreender a constituição de tramas específicas marcadas pela diversidade cultural e histórica, por desigualdades sociais e econômicas, por dinâmicas de interseccionalidade das/os “fazedores de patrimônio” e por processos de “essencialização” de identidades, legados e tradições, que permitam pensar criticamente os limites e as dimensões imateriais da cultura e da produção cultural do real.

Manuscritos devem ser submetidos somente para o e-mail especifico desta chamada (dossiesociedadeecultura@gmail.com).

Observamos que não serão aceitas submissões de artigo para o dossiê pelo site da revista.

O prazo final para submissão de artigos é 05/11/2018.