O USO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Natália Almeida Araújo Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína
  • Osmar Oliveira de Moura Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína
  • Marcelo Venâncio Universidade Federal do Tocantins

Resumo

 Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Investigativo II do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, desenvolvidas em um Colégio Estadual no município de  Araguaína (TO), quando trabalhamos com a aplicação de mapas mentais com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, como forma de representação do lugar onde os estudantes estão inseridos. Nesse sentido, a proposta de trabalhar com mapas mentais teve como base a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, acrescida de algumas observações feitas durante o Estágio Investigativo I e também de algumas conversas realizadas com a docente durante o processo do estágio. Assim, durante o desenvolvimento do referido projeto, percebemos que o mapa mental como metodologia criativa pode abranger de forma positiva o ensino de Geografia, contribuindo, sobretudo, para a construção do espaço dos estudantes, levando-os a compreender como a cartografia é importante nesse processo. Além disso, os alunos reagiram positivamente à proposta metodológica, levando-nos a perceber que quanto mais o ensino inova nas metodologias mais os estudantes progridem no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Natália Almeida Araújo, Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Osmar Oliveira de Moura, Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína

Acadêmico do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína.

Marcelo Venâncio, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins e doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

23.11.2021

Como Citar

ALMEIDA ARAÚJO, N.; OLIVEIRA DE MOURA, O.; VENÂNCIO, M. O USO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Espaço em Revista, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 89–100, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/68742. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES