ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MANDAQUI, MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: um olhar sobre o projeto participativo Observando os Rios

Autores

  • Adilson Lamim Júnior Centro Universitário Sant’Anna (Unisant’Anna)
  • Rogério dos Santos Ferreira Centro Universitário Sant’Anna (Unisant’Anna)
  • Letícia Roberta Amaro Trombeta UNESp / Unisant'Anna

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v22i2.67375

Resumo

Este artigo visa demonstrar uma análise sobre a qualidade da água da bacia hidrográfica do Córrego Mandaqui, a partir dos dados disponibilizados pelo Projeto Observando os Rios, que tem uma característica de disponibilizar dados para a sociedade sobre a condição de diversos cursos d’água, sobretudo áreas em que o poder público não monitora a qualidade da água. Para tanto, foram utilizados dados do projeto para três pontos de monitoramento distribuídos na bacia hidrográfica, observações em campo e dados do Programa Córrego Limpo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que foram contrapostos. Com isso, foi possível avaliar que a condição das águas na bacia hidrográfica está entre ruim e péssima, associada à ausência de planejamento urbano e um uso e ocupação da terra inadequado, com poucas áreas verdes e alta impermeabilidade do solo, aumentando o escoamento supercial das águas e diminuindo sua infiltração.

Palavras-chave: Qualidade da água. Bacia hidrográfica do córrego Mandaqui. Projeto Observando os Rios.

Biografia do Autor

Rogério dos Santos Ferreira, Centro Universitário Sant’Anna (Unisant’Anna)

Geógrafo formado no Centro Universitário Sant’Anna (Unisant’Anna)

Downloads

Publicado

04-03-2021

Como Citar

LAMIM JÚNIOR, A. .; FERREIRA, R. dos S. .; TROMBETA, L. R. A. ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MANDAQUI, MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: um olhar sobre o projeto participativo Observando os Rios. Espaço em Revista, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1–28, 2021. DOI: 10.5216/er.v22i2.67375. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/67375. Acesso em: 15 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES