EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL: caminhos para uma governança democrática e sustentável da água

  • Bárbara Moisés Nunes Granado Universidade Federal de Catalão
  • Maria Edna Silva de Sousa Gomes Universidade Federal de Catalão
  • Paulo Henrique Kingma Orlando Universidade Federal de Catalão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a Educação Ambiental e o ensino de Geografia no ensino regular, considerando a trajetória histórica de sua inserção. Para se alcançar os objetivos propostos recorreu-se à revisão bibliográfica de autores consagrados na questão. O estudo se divide em seções. Na primeira seção, há a preocupação de situar o leitor no que se refere aos dados estatísticos dos recursos hídricos, trazendo informações confiáveis da Agência Nacional de Águas (ANA) referentes a disponibilidade destes recursos em diversas regiões do Brasil. Em seguida, na segunda seção, ao abordar os desafios para uma participação social na gestão dos recursos hídricos, atenta-se à realização de reflexões sobre a necessidade de fortalecer a educação, o treinamento, a capacitação e os esforços de conscientização a respeito da gestão sustentável de recursos de água doce e sobre a responsabilidade na participação ativa dos cidadãos em prol deste bem comum. E por fim, na terceira seção busca-se analisar a relação entre a Educação, Educação Ambiental e o ensino de Geografia no âmbito escolar, que tem um papel importante neste processo. Nossa perspectiva é que a partir do conhecimento amplo desta relação se terá ações eficazes na tentativa de contribuir para uma inserção crítica eficaz no problema das desigualdades sociais.

Palavras-chave: Educação. Educação Ambiental. Ensino de Geografia. Gestão Sustentável. Recursos
hídricos.

Biografia do Autor

Bárbara Moisés Nunes Granado, Universidade Federal de Catalão

Discente da Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Maria Edna Silva de Sousa Gomes, Universidade Federal de Catalão

Mestranda no Curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Paulo Henrique Kingma Orlando, Universidade Federal de Catalão

 Docente do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Publicado
29-09-2020
Seção
ARTIGOS/ARTICLES