ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, UTILIZANDO SÉRIES TEMPORAIS, EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Marcelo José Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v22i2.62952

Resumo

A sociedade tem presenciado um avanço tecnológico intenso desde a Revolução Industrial e que se acentuou no final da década de 1990 e início dos anos 2000 e tem se mantido em níveis elevados. Este avanço tecnológico tem acentuado a dependência e demandado, cada vez mais, geração de energia elétrica. Diante da relevância que a energia elétrica assume para as sociedades modernas e a necessidade de sua conscientização para o uso racional deste recurso, o presente trabalho destaca a importância do papel das instituições de ensino superior (IES), na formação de cidadãos ambientalmente conscientes para o uso racional dos recursos naturais e em especial para a energia elétrica. A análise se baseou no comportamento da utilização da energia elétrica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo realizada a partir da série histórica dos registros de demanda e consumo, do campus Santa Mônica. As análises estatísticas realizadas possibilitaram a modelagem das séries temporais, permitindo, assim, a caracterização do seu comportamento de utilização de energia elétrica. A eficiência energética, vinculada à redução do consumo, mostrou-se relevante sob dois aspectos: i) associada à conservação dos recursos ambientais e; ii) vinculada às questões inerentes à gestão, como a melhoria da qualidade dos gastos com a redução de custos e do desperdício.

Palavras-chave: Eficiência energética. Instituições de Ensino Superior. Eletricidade.

Biografia do Autor

Marcelo José Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em desenvolvimento (2017) no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia, com a temática de gestão energética nas IFES, graduado em Geografia (licenciatura, 2001-2007), coordenador da Divisão de Fomento a Programas e Projetos da Diretoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

06-03-2021

Como Citar

PEREIRA, M. J. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, UTILIZANDO SÉRIES TEMPORAIS, EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO. Espaço em Revista, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 79–98, 2021. DOI: 10.5216/er.v22i2.62952. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/62952. Acesso em: 15 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES