ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE ÁGUAS DE SANTA BÁRBARA (SP) NO CONTEXTO DA REDE URBANA DE BOTUCATU (SP)

Autores

  • Franciele Miranda Ferreira Dias Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v21i2.62201

Resumo

O objetivo desse trabalho é trazer alguns elementos que colaborem para a compreensão do papel que a pequena cidade e Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara desempenha no contexto da rede urbana a qual se insere, isto é, a rede urbana de Botucatu, considerando o período hodierno. Para a construção desse trabalho realizou-se visita à campo com o intuito de coletar dados, associando os mesmos com a bibliografia, no âmbito da ciência geográfica, atrelada à rede urbana e às pequenas cidades. Para auxiliar a compreensão da rede urbana atual, considerou-se os elementos apontados pelo REGIC - Região de Influência das Cidades (IBGE, 2008), construindo assim o mapa da rede urbana em tela. Concluiu-se que a atividade turística relativa ao fato de Águas de Santa Bárbara ser uma Estância Hidromineral, embora em relativo declínio, configura-se como um elemento que contribui para que a cidade estudada mantenha relações que extrapolam a rede urbana de Botucatu, apesar de se tratar de uma pequena cidade, identificada pelo REGIC (IBGE, 2008), como um centro local.

Biografia do Autor

Franciele Miranda Ferreira Dias, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Geografia, UEL

Downloads

Publicado

21-05-2020

Como Citar

FERREIRA DIAS, F. M. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE ÁGUAS DE SANTA BÁRBARA (SP) NO CONTEXTO DA REDE URBANA DE BOTUCATU (SP). Espaço em Revista, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 86–107, 2020. DOI: 10.5216/er.v21i2.62201. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/62201. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES